quarta-feira, 20 de maio de 2009

Medicina tradicional chinesa e psicologia


Os antigos sábios chineses já haviam apontado que ser saudável não significa somente estar livre de doenças e fraqueza, mas também apresentar uma mente equilibrada e uma boa capacidade adaptativa. Devido à negligência quanto a estes conselhos ancestrais, na sociedade moderna fatores psíquicos dão origem a mais e mais doenças psicossomáticas.
Quando regulados, os sentimentos e as emoções não são nocivos, sendo a resposta natural da constante adaptação do ser humano ao seu meio ambiente. Porém quando excessivos, abruptos ou prolongados eles podem interferir nos sistemas internos, alterando o equilíbrio entre os Zang-Fu (órgãos e vísceras) e a harmonia entre o Qi, o Xue (energia e sangue) e outras substâncias vitais.
Por causa desta forte influência, na Medicina Tradicional Chinesa questões psíquicas são consideradas um dos principais fatores causadores de desequilíbrios, propiciando a alteração do sistema defensivo corporal, a invasão por fatores patogênicos e a conseqüente instauração de doenças.

Entrelaçamento do corpo e do espírito
A Medicina Tradicional Chinesa trabalha com duas instâncias não separadas: a matéria e o espírito (yin e yang). A matéria refere-se à configuração e constituição do corpo, compreendendo tecidos, órgãos, músculos, veias, tendões, ossos, vísceras, etc. e constitui-se na base material do espírito. O espírito refere-se à atividade mental que consiste de emoções, sentimentos, consciência e pensamento, e que por sua vez representa a manifestação externa das atividades do corpo humano, como um reflexo das funções da matéria.
Devido a este entrelaçamento, ao mesmo tempo em que emoções podem alterar o funcionamento corporal, elas também podem estar indicando algum distúrbio que já está ocorrendo no organismo. Um exemplo conhecido é o fato de que ficarmos irritados quando estamos de ressaca, emoção que indica uma desordem de vários sistemas internos como fígado, estômago, entre outros. Por isso, sentimentos e emoções desagradáveis, antes de serem eliminados, precisam ser ouvidos e compreendidos como importantes sinalizadores que estão presentes para nos auxiliar.

Psicologia e técnicas orientais
As teorias da Medicina Tradicional Chinesa sempre enfatizam o significado das palavras “harmonia” e “balanço”. Elas afirmam que a psicologia e a fisiologia devem estar mutuamente harmoniosas. É uma via de mão dupla onde desordens psicológicas podem ser reguladas através do movimento de órgãos e vísceras assim como desordens dos órgãos e vísceras podem ser curados com métodos psicoterapêuticos. Assim sendo, as pessoas não devem prestar atenção apenas na conservação do que é físico, mas também no cultivo do espírito. Os dois aspectos suplementam um ao outro e mutuamente promovem o desenvolvimento unificado e harmonioso do homem.
Aplicado ao campo da Psicologia este conhecimento ancestral leva-nos refletir sobre as relações cotidianas e a qualidade de vida tomando medidas para regular emoções, eliminar sintomas desagradáveis, buscar um maior equilíbrio e uma existência mais saudável.

Autoconhecimento e autonomia
Na busca do equilíbrio podem ser utilizadas diversas técnicas como a acupuntura, auriculoterapia, dietoterapia, massoterapia entre outras, além de ser possível contar com um vasto material filosófico que serve como pano de fundo para reflexões. A noção de homem e de mundo que permeia a ancestral cultura chinesa pode ser de grande ajuda na resolução de conflitos, dilemas e questionamentos ocidentais.
O tratamento psicológico utilizando teorias e técnicas da Medicina Tradicional Chinesa como a acupuntura objetiva acima de tudo promover autoconhecimento e a partir disso gradativamente incentivar a autonomia do paciente na manutenção de seu próprio equilíbrio. O paciente é convidado a se responsabilizar pela manutenção da saúde através de medidas simples e pequenos ajustes no seu dia-a-dia, buscando constantemente harmonia em todas as instâncias da sua vida e o respeito às possibilidades e limites individuais.

2 comentários:

  1. hola! Eu realmente gostei deste blog

    ResponderExcluir
  2. La medicina tradicional china es muy buena a hido evolucionando por muchos años por eso sin lugar a duda es la mejor medicina que puede haber gracias .

    ResponderExcluir