quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Personalidade de acordo com os 5 Elementos - Parte II

Dando seqüência ao artigo anterior, segue a descrição dos tipos Fogo, Terra e Metal:

Temperamento Fogo
O indivíduo de Fogo expressa-se pelas emoções, afetividade, alegria e amor. As palavras chave deste tipo são: transformação, mudança e atualização. Expansivos, alastram-se com facilidade, tendo dificuldade em preservar limites e manter o foco, não sabendo o momento de parar. Comunicativos, gostam de expressar idéias e opiniões. Líderes naturais, buscam a evolução e a transgressão de normas, trabalham por ideais, combatendo valores obsoletos.
Não tem muita tolerância com a opinião dos outros e não medem esforços para produzir mudanças, podendo se tornar até mesmo violentos. Em geral são cativantes, falantes e gostam de ser o centro das atenções, mas são propensos à insaciabilidade, egocentrismo, brutalidade, e invasão. A emoção que predomina quando não conseguem o equilíbrio é euforia (hiperexcitabilidade).
Patologias ligadas ao Fogo levam a problemas cardíacos e circulatórios, palpitações, insônia, alterações da consciência e da compreensão, labilidade emocional, alterações da fala, ansiedade e mania.

Temperamento Terra
O indivíduo de Terra está relacionado ao movimento de prover alimento aos outros, à preocupação e ao cuidado materno. Introvertido, reservado, detalhista, organizado, passivo, pensativo, analítico, lógico, crítico e racional, a ponto de poder se tornar obcecado e rígido. É muito “pé-no-chão”, nunca improvisa e não faz nada sem pensar muito. Por sua cautela é sábio, tem serenidade em esperar e acumular experiência, fazendo boas previsões do futuro devido à capacidade de pensamento sistemático.
O Terra é metódico, sistemático e bom administrador. Tem grande capacidade com as finanças, e habilidade para poupar e dar destino a coisas aparentemente inúteis. Adora a rotina e pode se tornar obsessivo. Conservador, não gosta de mudanças bruscas e desorganizadas. Seu desafio é aprender a passar do pensamento à ação, como se um fosse a continuação do outro. A emoção que predomina quando não conseguem o equilíbrio é a preocupação, o pensamento obsessivo.
Doenças comuns neste tipo de pessoa são alterações digestivas e distúrbios da nutrição (obesidade, anorexia, bulimia). Também são propensos à falta de iniciativa e aos transtornos obsessivo-compulsivos. Tendem a ser muito apegado e solicitar muito dos outros, criando uma dependência negativa.

Temperamento Metal
Indivíduo observador, introvertido, sensível, intuitivo, inteligente, desconfiado, teimoso, calculista, e às vezes frio. Tem o hábito de economizar dinheiro e nunca se arriscar em atividades muito instáveis. Tem firmeza de caráter e grande força moral, forte poder de decisão com objetividade e pouca dúvida. Inflexível, determinado e paciente. Tem um pensamento minucioso, linear e muito repetitivo. É auto-suficiente: em geral gosta de fazer as coisas sozinho e não pede ajuda. É persistente, podendo se tornar teimoso, insistindo em continuar adiante mesmo em condições adversas.
Realista, o Metal é como a espada da verdade que corta fora as ilusões, o desnecessário, para que haja confronto com a realidade: por isso é considerado às vezes rígido e frio. A emoção central deste tipo é a tristeza. Seu aprendizado principal é aceitar perdas, abrir mão de seus bens e posições rigidamente estruturadas para seguir com mais naturalidade e flexibilidade o fluxo da vida.
Doenças respiratórias (asma, rinite, pneumonia, dispnéia, tuberculose, etc.) são comuns no indivíduo Metal, assim como problemas intestinais, problemas de pele, propensão à melancolia, à depressão e ao apego ao passado.

Conhecer seu Elemento, para quê?
Alguns terapeutas em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa valorizam muito a identificação de características constitucionais dos pacientes. Segundo essa tradição, antes de tudo o indivíduo deve aprender a conhecer a si mesmo. E por quê?
Os sintomas são, em última análise, sinais de alerta de um profundo desequilíbrio, e os pacientes devem aprender a reconhecê-los nos primórdios, antes que eles se tornem plenamente manifestos. Devem aprender assim a efetuar as mudanças necessárias e sempre pessoais, que os previnam de ficar doentes. Conhecendo a si mesmo e tomando a responsabilidade em manter a própria saúde os pacientes se tornam menos dependentes do terapeuta e irão necessitar de tratamento com menor freqüência.

Um comentário:

  1. Será que você poderia disponibilizar o
    Personalidade de acordo com os 5 Elementos - Parte I?
    Grata,
    Lidiana

    ResponderExcluir