terça-feira, 13 de outubro de 2009

As energias essenciais

Como já vimos em artigos anteriores, para os orientais o conceito de Energia permeia toda a cultura. A Energia é una, mas pode se apresentar como yin (potencial) ou yang (cinética). E tem característica de nunca se perder, e sim se transformar, gerando constante movimento e impermanência de tudo o que existe entre o Céu e a Terra.
No Homem, essa energia que permite a sustentação das transformações e mutações. Ela pode ser classificada amplamente como: Energia do Céu Anterior e Energia do Céu Posterior.

Energia do Céu Anterior
O Homem, sendo um núcleo de energia focalizado e organizado, se constitui primeiramente a partir da energia que é herdada dos pais (também chamada de Energia Ancestral ou Energia do Céu Anterior). Esta é uma energia pré-natal (vem já dos gametas feminino e masculino) e condiciona todo o desenvolvimento. Depende da qualidade do encontro amoroso paterno e materno, e também da energia envolvida nas divisões celulares sucessivas que vão configurando um ser desde a célula inicial. A cada divisão, um pequeno “big-bang” gerando energia que será acumulada no Ming Men (Portão Vital).
O Ming Men é um local que fica próximo aos rins, um pouco abaixo do umbigo, e próximo da coluna lombar, no centro do corpo. É considerado um reservatório muito importante de energia, pois guarda todo este potencial herdado e que não pode ser reabastecido. É como se tivéssemos ao nascer um grande capital o qual nunca é possível aumentar, e sim somente gastar ao longo da vida, até que não reste nem uma moeda, o que significa a morte. Para proteger essa energia e permitir seu gasto somente nos momentos de extrema importância, lançamos mão das energias de sustento, ou seja, a Energia do Céu Posterior.

Energia do Céu Posterior
Essas são todas as energias que nossa vida diária permite acumular desde que nascemos e respiramos pela primeira vez. Aqui estamos falando principalmente da energia nutrícia, que vem dos alimentos, e da energia do ar, que depende da qualidade da respiração. Basicamente as Energias do Céu Posterior dependem única e exclusivamente da nossa qualidade de vida, e são elas que vão garantir a economia do nosso patrimônio herdado, permitindo que tenhamos vida longa e boa saúde.
Daí vem a importância que os orientais davam ao ambiente, elaborando até complexos sistemas como o Feng Shui, para harmonizar energias externas e consequentemente, as internas. Já que o homem responde ao Céu e à Terra, ambientes estressantes não são ideais. Também a importância da dieta, com alimentos frescos, já que quanto mais “vida” há no alimento, mais energia extraímos e melhor sua qualidade nutritiva. O exercício físico também adquire muita importância, já que através destas práticas melhoramos nossa respiração, oxigenamos o corpo e extraímos ao máximo a energia do ar. Daí o desenvolvimento de exercícios terapêuticos como o Chi Kung ou o Tai Chi Chuan.

Qualidade de vida
Tendo em vista estes conceitos, o que se pretende dizer com qualidade de vida? Qualidade de vida é ter energia suficiente para sustentar atividades cotidianas sem ter que fazer uso de nosso capital herdado, que deve ser utilizado só nos momentos a que realmente se destina (reprodução, maturação, etc.). Se não temos uma boa respiração e alimentação e, no entanto, continuamos nossa atividade incessante, nosso organismo vai buscar combustível na nossa Energia Ancestral. Isso gera uma diminuição da nossa “poupança”, ou seja, dos nossos anos de vida.
Neste sentido convém buscar alimentos mais frescos, buscar mais exercícios físicos, buscar o ar livre e limpo, o contato com a natureza, extrair a energia de cada momento, estar atento, ouvir a emoção e respeitar o seu conselho. Equilíbrio nada mais é do que administrar os opostos, o yin o yang, a atividade e o repouso, a acumulação e o gasto, para que alcancemos um estado harmonioso onde não haja prejuízo.

“Trilhando sobre a cauda do tigre
Ele não morde o homem.
Sucesso.” (I Ching)

3 comentários:

  1. Sempre visito seu blog e o texto de hoje veio de encontro ao que li ontem à noite no I Ching o hexagrama 17. Muito bom.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Soraia, seja sempre bem vinda!
    Um abraço, Analyce

    ResponderExcluir