domingo, 27 de setembro de 2009

Personalidades de acordo com os 5 Elementos – Parte I

Conforme artigo anterior, iniciamos abaixo uma descrição resumida das principais características de temperamento segundo os 5 Elementos. É provável que o leitor se identifique em algum, ou alguns dos elementos: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira.
Geralmente apresentamos uma mescla de características que podem inclusive variar ao longo da vida. Mas em dado momento, sempre algumas estarão predominantes e algumas ausentes.
Cabe a nós identificarmos nosso padrão típico de resposta para compreendermos a maneira com que nos relacionamos com as situações da nossa vida, e exercitar as características que estão ausentes ou que não são tão freqüentes em nosso comportamento.
Vale lembrar que não há tipo bom ou ruim, o ideal é balancear as características de todos os tipos, buscando o equilíbrio e o que é mais adequado nas diversas situações cotidianas.

Temperamento Água
A palavra-chave das pessoas com este temperamento é a flexibilidade. Assim como a água na natureza, o indivíduo de Água não tem forma fixa, se adaptando ao ambiente que o cerca. Também por isso pode se tornar vulnerável e instável, sofrendo de mudanças bruscas de humor, de interesse e de opinião. São pessoas que caminham de forma sinuosa e discreta na busca de objetivos. Tem grande habilidade de conseguir o que querem de maneira sutil e de influenciar os outros a fazer coisas que as beneficiem. Infiltram-se discretamente, sem chamar atenção, e assim alcançam cargos profissionais interessantes pois respeitam as opiniões alheias e procuram nunca entrar em choque frontal com ninguém. A emoção chave deste tipo é o Medo. O Medo paralisa o indivíduo de Água e é bastante prejudicial à sua saúde. As doenças características do tipo Água são relacionadas ao sistema genital e urinário, ao sistema reprodutor, aos ouvidos, ossos e dentes. No campo psicológico evidencia-se a tendência ao desânimo (alguns tipos de depressão), perturbações da memória, fobias e outras síndromes relacionadas ao medo (agorafobias, síndrome do pânico e síndromes de ansiedade).

Temperamento Madeira
Os indivíduos Madeira são muito ligados à ação, não conseguem ficar parados, podendo se tornar nervosos quando acontecem frustrações ou impedimentos ao seu movimento. Tem grande capacidade de tomar decisões, planejar, olhar para o futuro e crescer com o tempo, ou seja, são profissionais por excelência. São decididos, competitivos e combativos. Não tem medo de arriscar, sendo confiantes ou mesmo impulsivos. Por isso são líderes naturais, geralmente ocupando cargos de direção. Gostam de trabalhar para os outros, pelos outros e para o bem comum, e não gostam de trabalhar sozinhos. A emoção predominante destas pessoas é a Raiva. Além de serem “pavio curto”, se tornam doentes quando são obrigados a suportar situações que geram raiva e irritação. Quando em desequilíbrio, os Madeira são suscetíveis a alterações emocionais (irritação, ansiedade, estresse, depressão), problemas digestivos (inchaços, vômitos, soluços, dores no estômago), cefaléias e enxaquecas, tonturas, problemas dos olhos e dos músculos (tendinites, câimbras, etc.). Também nas mulheres acontecem com freqüência irregularidades menstruais, TPM e cólicas.

Cenas do próximo capítulo
Na próxima postagem estarão as características dos tipos Fogo, Terra e Metal. Identificando seu padrão de resposta, será possível se prevenir de emoções que perturbam a mente e alteram o fluxo de energia do corpo, podendo até provocar doenças. Aguarde as “cenas dos próximos capítulos”...

3 comentários:

  1. perciza melhorar ten muito ´poco

    ResponderExcluir
  2. Precisa melhorar seu português...isso sim!!!

    ResponderExcluir
  3. Os artigos geralmente envolvem traduções de livros ou compilações. Peço desculpas por eventuais erros de português. Geralmente devido ao espaço e para não se tornar cansativo tenho que resumir muito, o que pode tornar o texto truncado. Os originais são muito extensos e consistem em materiais de aulas que não estou autorizada a disponibilizar. Se desejar, pode sugerir correções. Obrigada

    ResponderExcluir