sábado, 25 de julho de 2009

Medo de agulhas

A acupuntura vem sendo cada vez mais reconhecida no Brasil e sua prática já é antiga no país. Quase todos já ouviram falar da técnica ou conhecem pessoas que já se beneficiaram de seus efeitos positivos. No entanto muitos ainda relutam em procurar este tipo de terapêutica devido a um problema comum na nossa sociedade: o terrível medo de agulhas. E se você é uma dessas pessoas que tem curiosidade, precisa de algum tratamento ou já teve intenção de fazer acupuntura e na última hora, lembrando das agulhas, acabou desistindo, então você precisa ler este artigo.

Força do hábito
É interessante comentar que na China até mesmo as crianças são acostumadas com este tipo de tratamento. Mas obviamente elas crescem vendo agulhas espetadas em outros ou em si mesmas e, pelo costume, acabam não sentindo mais medo. É comum ver pelos corredores de hospitais as crianças brincando com as cabeças cheias de agulhas, e nem sequer se importando com isto. Não é difícil de perceber, porém, que muito da tranqüilidade dos chineses vem de seu passado cultural.
No Brasil é culturalmente muito diferente: desde crianças temos medo das temidas injeções e este medo muitas vezes nos acompanha até a idade adulta. Muitas vezes até mesmo dizemos para crianças pequenas que se elas não fizerem as coisas como queremos irão "levar uma injeção", como sinônimo de algo muito doloroso. Isso acaba associando as agulhas a sentimentos ruins.
Por isso é importante esclarecer que, apesar das temidas agulhas, a acupuntura quando bem executada é praticamente indolor. As agulhas de acupuntura são muito finas, além de serem maciças (diferentemente das agulhas de injeção). Não se pretende atingir vasos sanguíneos dolorosos e a inserção geralmente não é profunda. A dor pela inserção das agulhas é extremamente leve (e em alguns pontos elas mal são sentidas). Quando inseridas corretamente, logo deixam de ser percebidas no corpo.

Um misto de sensações
Os pacientes geralmente referem que as sensações que acompanham a inserção das agulhas de acupuntura podem ser variadas, mas não podem ser descritas exatamente como dor. Alguns relatam um adormecimento, outros uma sensação parecida com um leve choque que se propaga para cima ou para baixo, alguns relatam uma sensação de peso, um formigamento, etc. A reação é individual, mas não dolorosa.
A dor também não é uma sensação procurada pelo acupunturista. Geralmente ela é evitada, solicitando-se que o paciente reclame de qualquer tipo de desconforto após a inserção das agulhas. A dor pode indicar que a agulha esta mal inserida ou que sua posição precisa ser modificada. O ideal é que após a inserção das agulhas o paciente esteja totalmente relaxado, sem nenhuma sensação incômoda, e possa ficar alguns minutos em repouso, ou até mesmo dormir.
E de fato muitos pacientes dormem após a inserção das agulhas. Isso parece para os mais medrosos uma coisa impossível de acontecer. Mas isso ocorre, pois geralmente a acupuntura promove um desembaraçamento das tensões e uma indução ao sono, levando a um estado de "preguiça gostosa". Recursos como música suave e um ambiente agradável também podem ajudar no processo.

Vencendo o medo
Se ainda assim você não é capaz de vencer seu pânico das agulhas, saiba que existem técnicas alternativas onde as agulhas não são utilizadas. Os pontos de acupuntura podem ser estimulados através de massagens, da colocação de pastilhas ou esferas estimulantes, magnetos, aplicação de calor, etc. Existem outras ferramentas que, num caso extremo, podem substituir as agulhas, embora o resultado delas seja indiscutível e rápido.
Então, se você é uma das pessoas que sempre quis fazer acupuntura e por causa das temidas agulhas nunca teve coragem de tentar, eu o convido a experimentar. Comente com seu acupunturista sobre seu temor e ele irá iniciar o tratamento de uma maneira mais suave, com um número reduzido de agulhas e com muita paciência. Acredito que depois da primeira ou segunda sessão seu medo irá desaparecer completamente e você também poderá se beneficiar sempre desta técnica e de seus ótimos resultados. Se ainda assim não for possível vencer o trauma, solicite técnicas alternativas sem a utilização de agulhas e usufrua desta sabedoria milenar e seus efeitos poderosos.

3 comentários:

  1. adooreeeeiiii essas informacoes!!

    Muitoo obrigadaa!!!

    Maria Iony.

    ResponderExcluir
  2. ..vou me operar recentemente e morro de medo de agulhas. Sei que o que foi dito acima trata-se de agulha de acupuntura, porem, foi estimulante saber que as agulhas nao sao meus inimigos, e tudo isso vem apenas da minha infancia!!!

    irei superar isso! Obrigada!
    Veronica Barros.

    ResponderExcluir
  3. Parabens analyce, muito bom seu Bogger, as informações acima são de alta relevancia.
    Att
    Gabriel lopes
    Esp. Acupuntura
    Diretor ensino Logos

    ResponderExcluir