segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Tratamento de dores por acupuntura

Entre uma grande variedade de sintomas e síndromes tratadas por acupuntura, sem dúvida as dores estão entre as mais comuns. A acupuntura tem se tornado famosa em seus resultados no controle de dores crônicas e de difícil diagnóstico por métodos ocidentais e também pode ser usada em tratamentos para dores agudas, mesmo as de etiologia conhecida, em conjunto com outras técnicas e tratamentos.
Segundo a Medicina Chinesa as dores podem ser classificadas em dois grandes grupos: dores yin e dores yang, sendo que cada tipo possui um tratamento diferenciado. Ao contrário do que parece, as dores agudas, intensas e localizadas geralmente são as mais fáceis de tratar e obtêm os resultados mais rápidos. Já as dores crônicas e antigas, embora menos incômodas, podem ser indícios do comprometimento de todo o organismo de uma forma mais complexa e podem ser mais resistentes ao tratamento.

Dores yang
De maneira geral as dores consideradas yang se caracterizam por serem de fácil localização, superficiais e intensas. A área dolorosa é sensível e a dor piora com a pressão. A pele pode se apresentar avermelhada, inchada, ou quente. E geralmente o movimento normal fica restrito ou impossível.
A Medicina Chinesa considera que essas dores acontecem devido a uma estagnação ou estancamento de energia em canais que irrigam a superfície. Estes canais podem ser invadidos por energias externas ao corpo, o que gera uma reação quando em luta com energia defensiva da pessoa. Seguido ao bloqueio de energia acontece um bloqueio de sangue (onde não circula energia, o sangue não circula). Deste modo se originam as dores como sinais de um desequilíbrio energético local.

Dores yin
Caracterizam-se por serem profundas, difusas, de difícil localização. Podem ser também degenerativas, envolvendo o comprometimento de tecidos ou ossos. O início dessas dores é lento e elas costumam ser de menor intensidade. Mas são persistentes e tornam-se crônicas. Dificilmente haverá vermelhidão ou inchaço, ao contrário muitas vezes se observa sinais de palidez, frio ou deformidade. É possível que essas dores respondam a fatores emocionais, e piorem com stress, melancolia ou irritação. Também podem responder por fatores climáticos, piorando por frio, umidade ou calor.
A Medicina Chinesa considera que essas dores podem aparecer quando alguma energia perversa penetra em profundidade no organismo. Devido já a uma fraqueza na energia defensiva e a um vazio na superfície, ou a desequilíbrios internos, a energia perversa avança em profundidade. Isso pode ocasionar estancamento de energia e sangue em canais internos, ou mesmo atacar vísceras e órgãos, que são as unidades de processamento da energia do corpo.
Uma vez interna, essa energia estranha pode evoluir, se mover ou ficar em estado de latência, daí a sua característica difusa, móvel ou de difícil localização. A possibilidade de dano dessa energia perversa que penetra em profundidade é grande, por isso podem acontecer períodos yang dentro do yin, com picos de dor forte e localizada, que mudam de lugar ou que logo cessam deixando sempre a dor yin difusa de fundo.

Agulhas que salvam
O tratamento das dores yin e yang têm muitos pontos em comum. E além das agulhas podem ser utilizadas outras técnicas, como o aquecimento (moxa) ou a eletro-acupuntura. A eletro-acupuntura é uma ferramenta indispensável no tratamento de dores, e consiste na aplicação de corrente elétrica através das agulhas, promovendo tonificação ou sedação das áreas ou das unidades comprometidas.
Nas dores yang se promove geralmente a expulsão das energias perversas que estão causando o estancamento da circulação de energia nos canais. Geralmente as sessões devem ser com menor intervalo entre elas, mas a melhora geralmente é rápida.
Nas dores yin, além da expulsão das mesmas energias, é preciso fortalecer o corpo, já que a penetração de energias perversas em profundidade indica uma fraqueza da energia defensiva do indivíduo. É preciso equilibrar e balancear as vísceras e órgãos envolvidos, e não apenas mover. Por isso o tratamento pode ter intervalos mais longos, mas geralmente deve ser mais prolongado.
Em ambos os casos os resultados são surpreendentes e duradouros, e caso a caso se analisa a necessidade de uma atuação multiprofissional para potencializar o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário