segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Orelhas em Terapia

A auriculoterapia é um método bastante popular de tratamento da medicina tradicional chinesa. Ela segue o princípio de que existem certas áreas do corpo onde o todo do organismo e suas funções está refletido. Ou seja, existem algumas partes específicas do corpo que são consideradas micro-sistemas, por exemplo: mãos, pés, face, orelhas, etc, e através destes locais acessamos e interferimos no funcionamento de áreas distantes que ali estão refletidas.
A terapia auricular utiliza somente a região das orelhas para o tratamento. Nelas encontramos uma série de pontos reflexos e tratamos uma variedade extensa de sinais e sintomas, desde os puramente físicos aos emocionais, já que a medicina chinesa não faz exatamente uma distinção entre estas duas esferas.

Como é o tratamento
A princípio é feita uma cuidadosa observação do aspecto da orelha, procurando-se alterações no tecido, como descamações, pontos vermelhos ou pálidos, rachaduras, ressecamento, oleosidade, etc. É necessária também uma investigação das queixas do paciente e de sua condição geral. Então, com base em mapas pré-definidos e na observação, selecionam-se um ou mais pontos para o tratamento.
O estímulo nos pontos auriculares pode ser feito com agulhas longas ou curtas, com agulhas semi-permanentes (que podem ficar fixas por algum tempo nos pontos que se quer estimular), com esferas de metal, ima, cristal, e até mesmo sementes naturais. Quando utilizamos agulhas geralmente nos referimos à técnica como auriculo-acupuntura ou acupuntura auricular.
Uma vantagem desta técnica é que os pontos nas orelhas vão sendo estimulados muito tempo depois que o paciente já deixou o consultório de seu acupunturista. Dependendo do método, pode-se manter o estímulo com esferas ou sementes por até uma semana ou mais e o paciente precisa somente pressionar de tempos em tempos o local.

Indicações
A acupuntura auricular ou auriculoterapia pode ser usada tanto em casos crônicos quanto em agudos. Pode ser utilizada sozinha ou em conjunto, como coadjuvante de outras técnicas (acupuntura, massoterapia, etc).
Por manter um estímulo constante, é bastante indicada no tratamento de vícios como tabagismo, alcoolismo e drogadição (conjuntamente com outros métodos). E também é bastante procurada no tratamento para o controle de peso, aliviando a compulsão e a ansiedade envolvida no processo.
Em alguns casos onde não há muitos recursos, um objeto de ponta fina é suficiente para estimular alguns pontos auriculares e aliviar uma dor de cabeça ou uma crise de pressão alta. Basta que se saiba a correta localização dos pontos e como efetuar o estímulo correto.
Em crianças também é um método muito eficaz, já que a acupuntura com agulhas no corpo muitas vezes é contra-indicada devido à idade ou devido ao pânico que causa nos pequenos. As esferas de ima, cristal, ouro ou prata viram além de um tratamento uma brincadeira, e os pequenos tem uma resposta bastante rápida ao estímulo auricular.

Diferentes escolas
Em se tratando de auriculoterapia e auriculoacupuntura, existem diferentes escolas e linhas de pensamento. O que muda muitas vezes é a localização de alguns pontos e as técnicas de estímulo. Além da chinesa, existe a linha coreana, a escola francesa, etc. Todas elas trazem benefícios e tem suas especificidades.
Antes de tudo, ao procurar este tipo de tratamento o mais importante é verificar a formação e a prática do terapeuta. Em medicina chinesa muitas vezes a experiência do terapeuta conta mais que o número de diplomas que estão pendurados numa parede. E certifique-se também das boas condições de higiene do local e que o material é totalmente descartável. Então, orelhas à mostra e vamos lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário