terça-feira, 26 de julho de 2011

Curiosidades históricas sobre a medicina chinesa

É difícil estudar cronologicamente a história da Medicina Chinesa. Em primeiro lugar devido à vasta dimensão do território chinês, e ao fato de que sua unificação política não foi permanente. A China antiga era formada por vários reinos, e mesmo depois da sua relativa unificação algumas dinastias se sobrepuseram controlando uma parte do território, o que complica a análise cronológica. Além disso, há uma diversidade de etnias, de dialetos, de costumes, e de climas segundo as regiões.
Se não bastasse este problema, temos que levar em consideração que o estudo da Medicina Chinesa abarca um espaço de tempo excepcionalmente longo. É considerada uma das medicinas mais antigas do mundo, de tal forma que determinadas teorias são tão antigas que se recorre a lendas para atribuir-lhes uma origem. E essas teorias ainda seguem sendo os conceitos de base para a compreensão desta disciplina.

Uma ciência revelada
O fato de que a investigação moderna possa, com resultados fidedignos, comprovar teorias ou temas complexos proferidos há mais de vinte séculos segue sendo hoje em dia causa de espanto para todos aqueles que tem avançado no conhecimento da Medicina Chinesa. A assombrosa mistura de complexidade e de coerência faz com que estudiosos cogitem hoje a hipótese de uma origem por “insight” ou por “inspiração”.
Um grande número de especialistas admite ser difícil compreender como puderam ser descobertos certos aspectos sutis da medicina chinesa sem que seus inventores tivessem tido acesso a estados alterados de percepção do mundo e do ser humano, estados estes que nos ultrapassam.
É evidente que nos encontramos aqui num terreno escorregadio que nos exige uma certa prudência, no entanto segue sendo evidente que a medicina chinesa é uma disciplina tradicional de fundamentos essencialmente espirituais.

Conhecimento sutil
Textos antigos do Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo (Huang Di Nei Jing, escrito entre o século V a.C. e VII d.C) já nos apresentam a Medicina Chinesa como uma ciência “revelada”, cujo saber veio a se degradar progressivamente ao longo dos anos. Isso se opõe claramente ao conceito de progresso permanente próprio das ciências experimentais.
É muito provável que homens inspirados, depois de haver alcançado uma realização pessoal acima do ordinário, tenham impulsionado a humanidade dentro dos diferentes ramos do conhecimento. Numerosas tradições estão impregnadas destas lendas.
Apesar disso, não deve-se deduzir que a Medicina Chinesa tenha aparecido espontaneamente com toda a sua perfeição em um determinado momento da história na mente de um praticante ou um ser realizado. É certo que ela foi construída progressivamente através dos séculos, enriquecendo-se com experiências empíricas e afinando-se continuamente no plano teórico.
Deste modo, a Medicina Chinesa não é somente produto de um saber científico. Seu êxito depende mais das qualidades pessoais e da sutileza dos práticos, cujo desenvolvimento pode por vezes ser até limitado pela alta tecnologia. É necessário desenvolver atenção, sensibilidade, intuição e visão.

Para saber mais, leia: MARIÉ, Eric. Compendio de Medicina China: fundamentos, teoria y práctica. Ed. EDAF.

8 comentários:

  1. Analyce

    Quero parabenizá-la pelo blog.
    Além de bonita você escreve bem, é inteligente; e se torna indispensável vir aqui de vez em quando curtir e aprender com o que escreve.
    Fico feliz por tê-la conhecido.
    Fiz um curso de dois anos de Massoterapia, mas ainda não comecei a atuar na área.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sylvio, obrigada pelo comentário e por suas visitas ao blog. Espero que as maravilhosas teorias da Medicina Chinesa o animem a começar a atuar.
    Um abraço, Analyce

    ResponderExcluir
  3. Analyce

    adorei tudo que você escreveu.Me ajudou muito com meu trabalho de história.
    Você escreve muito bem. Parabens!

    um abraço...

    ResponderExcluir
  4. Analyce

    Seu texto está perfeito,me ajudou muito com meus trabalhos.
    Você escreve muito bem,continue assim...

    Parabéns!!!

    abraços

    ResponderExcluir
  5. vi na internet um site oferecendo biorresonancias em mp3 isso funciona mesmo

    ResponderExcluir
  6. acho que isotronix o nome dessas biorressonancias

    ResponderExcluir
  7. acho que isotronix o nome dessas biorressonancias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo
      Desconheço o assunto que você mencionou acima.
      Atenciosamente, Analyce

      Excluir