sábado, 9 de maio de 2009

Acupuntura, introdução


A Acupuntura é parte de um sistema integrado de cuidados à saúde conhecido como Medicina Tradicional Chinesa, que tem uma história ininterrupta de desenvolvimento que remonta a tempos ancestrais na China e em outros países da Ásia.
As origens da Acupuntura na China podem ser traçadas pelo menos 2000 anos atrás, quando foi escrito o mais antigo livro existente sobre o assunto, tornando-a um dos mais antigos e duráveis sistemas de cuidados em saúde no mundo.
Atualmente a acupuntura é um tratamento de saúde efetivo, natural e bastante popular que tem sido usado por pessoas de ampla diversidade cultural e social.
Ela emprega um paradigma holístico para entender as funções normais e os processos de adoecimento e seu foco reside mais na prevenção das enfermidades do que no seu tratamento.
No indivíduo saudável, um fluxo abundante de Qi (que se pronuncia “tchi”) ou “energia vital” flui através de meridianos corporais (uma rede de canais invisíveis através do corpo). Se o fluxo de Qi nos meridianos se torna bloqueado ou se existe um suprimento insuficiente de Qi então o corpo falha na manutenção da sua harmonia, balanço e ordem, seguindo-se assim a doença ou enfermidade. Isto pode ser resultado do stress, excesso de trabalho, dieta pobre em nutrientes, fatores patogênicos, condições climáticas e do meio-ambiente, além de fatores emocionais e do estilo de vida e se torna evidente para os praticantes da Medicina Tradicional Chinesa através de sinais observáveis de disfunção corporal e psíquica. Os praticantes da Medicina Tradicional Chinesa olham cuidadosamente estes sinais de saúde ou desequilíbrio, prestando particular atenção nos sintomas apresentados, mas também na história pregressa da pessoa, sua constituição geral, condição do pulso e língua.

O tratamento por acupuntura
O tratamento por acupuntura envolve a inserção de finas agulhas esterilizadas em lugares específicos (pontos de acupuntura) ao longo dos meridianos corporais para limpar os bloqueios de energia e incentivar o fluxo normal de Qi através do indivíduo. O praticante pode também estimular os pontos de acupuntura utilizando outros métodos, incluindo moxabustão (calor), ventosas, laser, estimulação elétrica e massagem, de maneira a reestabelecer o fluxo de qi.

Benefícios
Enquanto uma forma natural de cura, a acupuntura possui os seguintes benefícios:
- Promove alívio de dor sem uso de drogas;
- trata efetivamente uma ampla gama de doenças crônicas e agudas;
- trata a causa básica das doenças e enfermidades e não somente os sintomas ;
- promove um tratamento holístico para as doenças e enfermidades, unindo corpo, mente e emoções;
- colabora na prevenção contra doenças bem como na manutenção do bem-estar geral do indivíduo.

A acupuntura é conhecida pelo tratamento de uma ampla variedade de desordens incluindo: condições neurológicas, desordens cardiovasculares, condições respiratórias, desordens do sistema digestivo, desordens do aparelho urogenital, desordens ginecológicas e obstétricas, doenças de pele e dos olhos, desordens músculo-esqueléticas, lesões esportivas e condições psicológicas. Muitas delas reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde como tendo sido tratadas com sucesso através dessa técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário