sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pulsos

(Tradução livre e resumida de KAPTCHUK, TED J. The web that has no weaver: understanding chinese medicine. USA: MacGraw-Hill, 2000. Traduzido por Analyce Claudino, 2011)

Os 18 principais pulsos:

I) Profundidade
a) Flutuante ou Superficial (fu mai) – perceptível no nível superficial ou em leve pressão, menos perceptível no nível médio ou profundo. Caracteriza-se como Yang. Indica Influência Perniciosa Externa (a energia defensiva está combatendo o agente externo). Se não houver outros sinais que indiquem influência perniciosa externa e estiver fraco, este pulso indica Yin Deficiente (Yang em relativo excesso). E se estiver flutuante e forte, sem nenhum indício a mais de influência perniciosa externa, pode ser sinal de Vento Interior.
b) Profundo (chen mai) – perceptível somente no terceiro nível quando uma grande pressão é aplicada. Caracteriza-se como Yin. Indica Desarmonia Interna ou Obstrução.

II) Velocidade
a) Lento (chi mai) – menos de 4 batidas por respiração completa. Indica Frio que retarda o movimento ou Qi Insuficiente para mover. É considerado Yin.
b) Rápido (shu mai) – mais de 5 batidas por respiração completa. Indica Calor que acelera o movimento do sangue. É considerado Yang.

III) Largura
a) Fino (xi mai) – Parece uma linha fina bastante clara. Indica Sangue Deficiente que não preenche os vasos. Frequentemente também indica Qi Deficiente. Considerado Yin.
b) Grande (da mai) – grande em diâmetro e bastante claro. Geralmente indica que o Calor está presente e sugere Excesso. Comum nos casos de Calor no Estômago e Intestinos. É considerado Yang.

IV) Força
a) Vazio (xu mai) – grande, mas sem força. Como um balão macio preenchido por água, geralmente perceptível na superfície. Geralmente superficial e mais lento que o normal. Indica Deficiência de Qi e Sangue, e é considerado Yin.
b) Cheio ou Pleno (shi mai) – grande e forte, batendo contra os dedos nas três profundidades. É sinal de Excesso e considerado Yang.

V) Forma
a) Escorregadio (hua mai) – fluido e macio, como uma bola deslizando coberta por fluido (“como uma cobra”, “como pérolas num vaso de porcelana”). Indica Excesso, geralmente de Umidade ou Mucosidade. Também ocorre nas mulheres durante a Gravidez. É considerado Yang dentro do Yin.
b) Revolto (se mai) – áspero e irregular, como uma faca raspando bambu. Se estiver fino indica Sangue Deficiente ou Essência (Jing) Deficiente. Pode também indicar Sangue Congelado. Considerado Yin.
c) Em corda (xuan mai) – retesado, como uma corda de violão. Forte, sentido em todas as posições, mas sem fluidez e maleabilidade. Indica Estagnação no corpo, geralmente relacionado a desarmonias do livre fluir do Fígado e Vesícula Biliar. Considerado Yang.
d) Apertado (jin mai) – forte e parece quicar de um lado a outro como uma corda esticada, porém mais elástico que o anterior. Vibrante e urgente, parece ser mais rápido do que é na verdade. Indica Excesso, Frio, e Estagnação. Considerado Yang dentro do Yin.

VI) Comprimento
a) Curto (duan mai) - não preenche os espaços sob os três dedos e geralmente sentido em somente uma posição. É sinal de Qi Deficiente e considerado Yin.
b) Comprido (chang mai) – é perceptível além das três posições, continua sendo sentido perto da mão e em direção ao cotovelo. Se estiver ao mesmo tempo apertado ou em corda indica Excesso e é considerado um pulso Yang.

VII) Ritmo
a) Amarrado (jie mai) – lento, irregular, que pula as batidas irregularmente. Sinal de Frio Obstruindo o Qi e o Sangue, mas também pode indicar Deficiência de Qi, Sangue e Jing. Também pode indicar que o Coração não governa o Sangue adequadamente, quanto mais interrompido, mais séria a condição. Classifica-se como Yin.
b) Apressado (cu mai) – rápido, que pula as batidas irregularmente. Geralmente é sinal de que o Coração agita o Qi e o Sangue. Considera-se Yang.
c) Intermitente (dai mai) – pula mais batidas do que os anteriores, mas o faz de forma regular. Indica geralmente Desarmonia séria do Coração, ou indica Exaustão geral dos Órgãos. É yin.
OBS: Os pulsos acima (amarrado, apressado, intermitente) podem ser congênitos e neste caso não representarem desarmonias.

VIII) Pulso moderado
a) Pulso moderado (huan mai) – é saudável, perfeitamente balanceado. Normal em profundidade, velocidade, força e largura. Muito raro. Para estar saudável o paciente não necessariamente vai apresentar este pulso já que a “normalidade” ou “equilíbrio” de cada um possui certa predisposição constitucional e dependente da idade, o que remete em direção a Yin ou Yang, e cada pulso individual irá refletir essa propensão. Para perceber as desarmonias, o significado do pulso encontra-se na maneira como ele se combina com outros sinais.

Outros 10 pulsos:

Os outros dez pulsos são refinamentos e combinações dos dezoito primeiros e são geralmente considerados menos importantes.
a) Transbordante (hong mai) – surge com força de um pulso cheio para bater nos dedos nas três posições, mas deixa os dedos com menos força, como se fosse uma onda. Indica que o Coração danificou os fluidos e o Yin do corpo. Considerado Yin no Yang.
b) Mínimo (wei mai) – extremamente fino e suave, mas sem a clareza do pulso fino, mal se percebe e parece a ponto de desaparecer. Significa Deficiência extrema e é considerado como Yin.
c) Débil (ruo mai) – suave, fraco e fino. Sentido no nível profundo. É como o pulso vazio, no entanto indica Deficiência de Qi mais extrema já que o Qi não consegue nem trazer o pulso à superfície. É Yin.
d) Encharcado (ru mai) – Combinação de fino, vazio e flutuante. Extremamente suave, menos claro que o pulso fino e perceptível somente na superfície. À menor pressão o pulso desaparece. Como uma bolha flutuando na água. Indica Sangue e Jing Deficiente, e às vezes Umidade. É Yin.
e) Couro (ge mai) – combinação em corda e flutuante, com vazio. Parece o couro esticado de um tambor. Sinal de Sangue ou Jing Deficiente e classificado como Yin.
f) Escondido (fu mai) – uma forma extrema de pulso profundo, onde uma intensa pressão deve ser aplicada para senti-lo. Se estiver forte, indica Frio obstruindo os Meridianos. Se estiver fraco, indica Deficiência de Yang que não ascende o pulso. Considera-se Yin.
g) Confinado (lao mai) – é o oposto do pulso como couro. Uma forma de pulso escondido, muito profundo e em corda, geralmente longo e forte. Indica obstrução por Frio.
h) Móvel (dong mai) – combinação do curto, apertado, escorregadio e rápido. Sentido somente em uma posição e “incompleto”, sem “cabeça ou cauda”. Raro e indica condições extremas como palpitações cardíacas, pavor, febre ou dor. É Yang.
i) Oco (kong mai) – como um talo de cebolinha verde, sólido por fora e oco por dentro. Geralmente flutuante. Indica Deficiência de Sangue e é visto geralmente após grande perda de sangue. É Yin.
j) Disperso (san mai) – flutuante, grande e fraco. Mais largo porém menos distinto, e tende a ser sentido quando retrocede. Indica séria desarmonia de Yang dos Rins exaurido. Classificado como Yin.